Vote na Sociedade hacker

PageRank

Marcadores

[LUCROS] - Como entender seus ganhos no canal

Lightbulb [LUCROS] - Como entender seus ganhos no canal

Olá Youtubers, hoje nossa equipe técnica da Sociedade hacker preparou um artigo especial que ajudará vocês a entenderem melhor como funciona a questão financeira do seu canal no Youtube. Em outras palavras: "de onde vem o meu dinheiro?". Você também poderá entender e acompanhar as razões dos seus ganhos terem subido ou descido ao longo do tempo.

Vamos começar abrindo o Youtube Analytics e, em seguida, clicando em"Desempenho do anúncio".




Ao fazer isso, você abrirá a página que descreve, ítem por ítem, a performance de todas as formas de anúncio que o Youtube e a  inserem em seus vídeos. Preste bastante atenção nas explicações abaixo, ou você corre o risco de entender pela metade e achar que seu canal receberá mais ou menos dinheiro do que a realidade.

Os números exibidos abaixo são inteiramente fictícios e não remetem a nenhum canal real do Youtube.




INFORMAÇÕES IMPORTANTÍSSIMAS:

- A "Receita Bruta" não indica o quanto seu canal receberá de dinheiro ao final do mês. Este é o valor total que girou ao redor do seu canal, incluindo a parte que o Youtube tira para si. Ou seja: toda publicidade exibida no seu canal rende dinheiro para você e também para o Youtube (afinal de contas o Youtube precisa gerar lucro). Este valor ilustrado na imagem como "$40.571,62" é o valor bruto.

- Para saber o quanto de dinheiro você irá receber de fato, clique na aba "Ganhos estimados". Você pode comparar o valor de ganhos estimados com o valor de "receita bruta" para entender quanto o Youtube está ganhando com o seu canal.

- Todas as informações contidas nesse painel são estimativas, que podem sofrer alterações. Contudo, pela nossa experiência, o valor dificilmente difere do exibido nestes painéis.


---

Agora vamos detalhar as informações contidas na imagem:

1) CPM BASEADO EM REPRODUÇÃO

Este é o "CPM bruto" do seu canal. Ou seja, assim como a "receita bruta", é o CPM que o seu canal tem antes do Youtube tirar sua parte.

"Mas Sociedade Hacker, o que é um CPM?"

A sigla CPM significa "Custo Por Mil" e, no caso do Youtube, representa o valor que seu canal está gerando de receita a cada 1.000 visualizações monetizadas.


2) RECEITA BRUTA

Conforme explicado acima, representa o quanto de dinheiro seu canal gerou ao todo, incluindo o quanto o Youtube ganhou com ele. Para saber quanto você receberá de fato, clique em "Ganhos estimados".

3) REPRODUÇÕES MONETIZADAS ESTIMADAS

Este é o número de visualizações monetizadas que o seu canal reproduziu. Ou seja,não é o número total de visualizações do seu canal, mas sim o número de visualizações que exibiu algum anúncio.

"Mas Sociedade hacker, meu canal teve 15 milhões de views e ali só está mostrando 11 milhões, por quê?!"

Isso acontece porque das 15 milhões de visualizações, apenas 11 mostraram algum anúncio. Ou seja, apenas 11 renderam dinheiro. As outras 4 milhões não receberam qualquer tipo de anúncio.

"Mas Sociedade Hacker, por que eu tive 4 milhões de visualizações sem anúncios?"

Há diversas razões para isso acontecer, entre elas:
- Você não ativou corretamente os anúncios naquele vídeo;
- A visualização foi feita em algum aplicativo que não foi capaz de exibir propaganda;
- A visualização foi feita em algum site ou blog (embedado) sem ser o Youtube e por isso não exibiu propaganda;
- Seu vídeo sofreu algum tipo de restrição;
- Entre outros.

"Mas Sociedade Hacker  tem como eu obrigar as pessoas a sempre verem o vídeo com propaganda?"

Essa decisão não é muito inteligente. Você até pode disponibilizar o vídeo somente em plataformas monetizadas (é só marcar essa opção na hora do upload ou indo em "editar vídeo"). Contudo, isso limitará as visualizações consideravelmente e não significa que você ganhará mais dinheiro, apenas que o vídeo provavelmente terá menos visualizações.


---



Este é o gráfico mais importante para você entender de que forma seu canal está fazendo mais dinheiro. Seguem as explicações:

1. SELEÇÃO IN-STREAM RESERVADA

Este anúncio é o ANÚNCIO EM VÍDEO (pré-roll, post-roll, mid-roll) que PODE SER PULADO (tem aquele botão de "pular" após 5 segundos) e que foi vendido em forma deRESERVA (ou seja, foi vendido especificamente para o seu canal reservadamente, sem ser a venda padrão).

2. TRUEVIEW IN-STREAM DE LEILÃO

Este é o anúncio mais comum e que normalmente significa o grosso da receita dos canais. Este anúncio é o ANÚNCIO EM VÍDEO (pré-roll, post-roll, mid-roll) que PODE SER PULADO (tem aquele botão de "pular" após 5 segundos) e que foi vendido em forma de LEILÃO (ou seja, o anunciante comprou de forma padrão e espalhada por todo o Youtube através do leilão).

3. IN-STREAM DE LEILÃO

Este anúncio é o ANÚNCIO EM VÍDEO (pré-roll, post-roll, mid-roll) que NÃO PODE SER PULADO (você é obrigado a ver o vídeo inteiro) e que foi vendido em forma de LEILÃO(ou seja, o anunciante comprou de forma padrão e espalhada por todo o Youtube através do leilão).

4. IN-STREAM RESERVADO PADRÃO

Este é o ANÚNCIO EM VÍDEO (pré-roll, post-roll, mid-roll) que NÃO PODE SER PULADO (você é obrigado a ver o vídeo inteiro) e que foi vendido em forma deRESERVA (ou seja, foi vendido especificamente para o seu canal reservadamente, sem ser a venda padrão).

5. EXIBIÇÃO RESERVADA

Este anúncio é o ANÚNCIO GRÁFICO OU RICH MEDIA (banner inferior que aparece sobre o vídeo e/ou banner de 300x250 que aparece na lateral da página) e que foi vendido em forma de RESERVA (ou seja, foi vendido especificamente para o seu canal reservadamente, sem ser a venda padrão).

6. EXIBIÇÃO EM LEILÃO

Este anúncio é o ANÚNCIO GRÁFICO OU RICH MEDIA (banner interior que aparece sobre o vídeo e/ou banner de 300x250 que aparece na lateral da página) e que foi vendido em forma de LEILÃO (ou seja, o anunciante comprou de forma padrão e espalhada por todo o Youtube através do leilão).

---

Agora que você entende exatamente o que cada tipo de anúncio é e quais são suas receitas em cada formato, é hora de você começar a observar diariamente seus ganhos e compreender os motivos do seu canal estar fazendo mais ou menos dinheiro.

Fique atento para números muito baixos, isso pode significar que você não está ativando determinadas formas de anúncios nos seus vídeos. Ou que seus vídeos estão sendo muito visualizados através de dispositivos que não exibem propagandas.

Acompanhe, estude, aplique!

Lembre-se: a Sociedade Hacker está aqui para te dar a educação e as ferramentas, mas apenas você pode transformar isso em realidade

2 comentários

  1. disse...

    Olá amigos, muito boa tarde! Primeiramente obrigado pelo poste, que tenho certeza, é de grande utilidade para nós, youtubers! Então, deixe-me perguntar! Eu tenho uma dúvida: Qual seria a melhor opção: Disponibilizar o vídeo somente em plataformas monetizadas, ou em todas as plataformas? Se eu disponibilizar o vídeo em todas as plataformas continuarei a ganhar dinheiro com meus vídeos, ou isso afetará nos meus ganhos? Desde já muito obrigado!


    Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Seguidores

">