O Rei de Atlântida

Boa tarde, pessoal. Quero apresentar o mais novo integrante do Como Ousa?, Matheus Alves. Ele aceitou de bom grado se juntar à equipe de editores do blog e nem tivemos que ameaçartodos os membros da família dele… Então, para começar bem, vamos ao primeiro post de Matheus:
Aquaman, o Rei de Atlântida
aquaman-justice-league
Todos sempre tiveram o Aquaman como um dos heróis mais inúteis da Liga da Justiça e do Universo DC. E era mesmo! Eu não sei muito sobre a história antiga do herói, apenas o que me lembro do tempo de infância e os desenhos da Liga que passavam na TV aberta. Lembro também de um boneco que tive e que minha maior diversão era encher o tanque e o afundá-lo nela.
Como dizer que um cara que pode respirar debaixo d’água e controlar os peixes (não é conversa, peixes não tem estrutura cerebral que permitem conversa, com exceção dos golfinhos. É indução telepática!) e ainda de quebra ser forte e descolado é inútil? Eu adorava o Aquaman, não tanto quanto o Arqueiro Verde e bem menos que o Lanterna Verde (sim, tenho uma queda por verde), mas adorava. Acontece que eu abandonei o Universo DC depois de muita loucura e confusão com os mundos, porque ninguém venha me dizer que consegue compreender tudo que se passou no Universo DC, sem nunca ter se perdido, que vou ficar um pouco cético.
Mas esqueçam disso tudo, como eu esqueci. Esqueci do Aquaman da minha infância e das confusões da DC. Na verdade, eu me dediquei somente ao Spidey ao longo dos meus anos de quadrinhos, porque esse sim é o meu maior e melhor herói de todos os tempos e que abondei depois da edição #700 e não sei se volto. Estava órfão de quadrinhos e estava decepcionado com a Marvel por ter permitido Joe Quesada fazer o Aranha de gato e sapato, desde One More Day. E o que crianças mimadas fazem quando tem seus brinquedos tirados? Procuram outros brinquedos e foi ai que eu decidi que deveria dar uma chance à DC novamente e comecei por ele, pelo Aquaman.
Novos 52, universo remodelado (mais uma vez), história recontada e o devido valor dado ao poor Aquaman. Eu ri e ri muito com a primeira edição da nova revista. Justamente pela brincadeira que era feita com a impopularidade do herói e ao fato dele ser considerado um herói inútil. Foi ousado, foi arriscado e mostrou ao que veio. Como por exemplo, Arthur (esse é o real nome do Aquaman) entrar em um restaurante de frutos do mar, todos ficarem apreensivos, achando que ele puniria a todos por matarem os peixinhos e ele pedir filé de peixe com fritas, deixando a garçonete, coitada, sem saber o que fazer.
Mas não foi só isso que os caras fizeram, ele remodelaram a postura de Arthur, agora ele é um nobre, um rei e se porta como tal, altivo, seguro. Sem contar os poderes. Se você acha que o poder do Aquaman é conversar com peixes, cara, na boa, vá ler as revistas dele. Ele não tem somente a capacidade de respirar debaixo d’água e INDUZIR TELEPATICAMENTE os peixes, ele possuí resistência sobre-humana alta o suficiente para permanecer sem danos pela imensa pressão e pela temperatura fria das profundezas do oceano, o que o torna resistente o suficiente para ser invulnerável a tiros de metralhadoras, além de possuir força sobre-humana.
Aquaman1
Ele também pode nadar a velocidades tão altas, que consegue atingir 3.000 metros por segundo, além de conseguir subir as Cataratas do Niágara (quem liga pro Flash, mesmo?). Como se já não bastasse tudo isso, ele ainda pode ver na escuridão quase total e tem audição sonar. O que fode com tudo, é que agora ficar muito tempo em terra firme (ou sem água) é quase uma kryptonita para ele.
Então como dizer que um cara desses é inútil? Mas isso é apenas a ponta do iceberg para esse “novo” herói que a DC apresenta nos (não tão mais) Novos 52. A revista de Arthur já está na sua 20ª edição lá fora, tendo até crossovers com a Liga da Justiça em uma devastação de cidades costeiras norte-americanas num ataque Atlante. Vale muito a pena conferir o não mais inútil Aquaman, que tem tudo para ser um dos maiores heróis da DC, caso a linha adotada seja mantida e os roteiristas não inventem querer inovar demais e cagar tudo que foi feito até agora. Como dizem, não se mexe em time que está ganhando. Espero que não sigam o exemplo da Marvel, que na tentativa de salvar Peter Parker e o Spidey, acabou com o personagem e afastou diversos fã